Como criar uma estratégia de talentos tecnológicos
11 min | Axel Dono | Artigo | Gestão da força de trabalho
Ao longo de minha carreira na Hays, ocupei diversos cargos na região das Américas, desde a liderança de vários países latino-americanos até o apoio a várias empresas líderes no desenvolvimento de uma nova abordagem para o gerenciamento de sua força de trabalho. Isso me levou a ter uma visão única sobre as melhores soluções para aqueles que buscam resolver o dilema do talento tecnológico.
A escassez persistente de mão de obra, a velocidade inabalável da evolução digital, as mudanças nas expectativas dos funcionários e a necessidade de regular os custos; esses obstáculos se uniram para criar um ambiente de recrutamento assustador como nenhum outro.
Em resposta a esse desafio, fizemos uma parceria com o Everest Group, um dos principais analistas do setor, para fornecer uma análise abrangente do cenário de habilidades e, mais importante, uma estratégia para obter, monitorar e reter os talentos de TI e tecnologia de que você precisa.
Para aqueles que procuram algo mais curto, este blog oferece minhas principais conclusões. Para ter acesso à estratégia completa de seis etapas, obtenha sua cópia gratuita do relatório Everest em nosso site de Soluções Empresariais ou entre em contato comigo diretamente.
Adotar métodos ou locais de recrutamento alternativos
As recentes transformações digitais apagaram as fronteiras entre o setor de tecnologia e outros setores, o que significa que todos precisam dos talentos tecnológicos que desejam. Como a demanda continua a aumentar, os métodos convencionais de recrutamento estão se mostrando inadequados.
Sem mencionar que os talentos tecnológicos agem de forma diferente, eles querem esperar uma abordagem mais curta e direta, e não longos anúncios de emprego e abordagens de candidatura.
Uma das principais sugestões do relatório é investigar estratégias como o recrutamento direto. Quando implementado de forma eficaz, o recrutamento direto permite que as empresas acessem redes de talentos especializados e reduzam os custos de recrutamento, resultando em um processo de recrutamento mais rápido e adaptável.
Mas para aqueles que buscam contratações permanentes de tecnologia, locais alternativos também podem oferecer algum alívio. A América Latina, por exemplo, pode oferecer opções mais econômicas para encontrar o talento que você está procurando. Talvez eu seja tendencioso devido à minha experiência, mas, conforme observado em nosso recente relatório Tech Talent, cada vez mais me perguntam nos EUA e no Canadá sobre minha experiência anterior em nossas localidades latino-americanas em comparação com as localidades locais ou típicas localidades offshore, como Europa ou Índia.
Antes de tomar uma decisão, considere:
- Avalie sua marca de empregador - ela é forte o suficiente para atrair os candidatos de TI e tecnologia de que você precisa? Considere aspectos como a progressão na carreira com base no tipo de projetos em que eles trabalharão e a dedicação à inovação.
- Identificar trabalhos que seriam mais adequados a um local ou foco alternativo. Isso pode incluir o foco nas funções "emergentes" em vez de "em evolução" discutidas no relatório, como engenheiros de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML).
Faça o download do relatório completo aqui
Contrate por habilidades, não por qualificações ou anos de experiência.
Com a necessidade imediata de expandir as redes de talentos, a priorização das habilidades em detrimento das qualificações tradicionais tornou-se um requisito essencial para as organizações, em vez de um mero "diferencial".
Tradicionalmente, os talentos tecnológicos não podem ser avaliados por currículos ou qualificações padrão, mas suas habilidades são desenvolvidas em projetos, fóruns e autoaprendizagem on-line.
A transição para o recrutamento baseado em competências requer uma avaliação completa das competências, para avaliar a capacidade atual e prever a demanda futura.
Para resolver as lacunas emergentes, será necessário adotar uma abordagem multifacetada, incluindo:
- Definir as relações entre os diferentes recursos, inclusive aqueles que são dependentes e/ou transferíveis, para entender as interconexões dos recursos.
- Projetar e implementar programas de treinamento que abordem as lacunas de habilidades críticas.
- Desenvolver descrições de cargos adaptadas a necessidades específicas, em vez de requisitos genéricos.
Implementar tecnologias para aprimorar o gerenciamento de talentos
As plataformas e os provedores estão disponíveis em todo o ciclo de vida da contratação de trabalhadores, desde sistemas de rastreamento de candidatos e de gerenciamento de fornecedores que envolvem ativamente os trabalhadores, em vez de apenas rastrear solicitações.
No entanto, tirar o melhor proveito de sua tecnologia exige mais do que uma solução rápida. As organizações precisam elaborar uma estratégia digital abrangente da aquisição de talentos tecnológicos que inclua:
- Alinhe as partes interessadas em toda a empresa, incluindo RH, TI, Operações e Finanças, para contar a história, incluindo o possível retorno sobre o investimento e como essa tecnologia específica pode apoiar ambições mais amplas.
- Avalie as possíveis soluções em relação às ambições de longo prazo. A integração e a personalização são essenciais, mas muitos podem se distrair com recursos que nunca usam ou gastar muito tempo configurando; em vez disso, concentre-se na escalabilidade e na relação custo-benefício ao longo do tempo.
Transforme sua abordagem em relação aos talentos tecnológicos
A rápida evolução impulsionada pelo setor de TI e tecnologia é inevitável se você não quiser ficar para trás, mas os desafios de atrair, gerenciar e reter talentos também não vão desaparecer.
Prepare sua organização para o futuro com a orientação deste último relatório. Obtenha sua cópia gratuita hoje mesmo em nosso site global de Soluções Empresariais.
Sobre o autor
Axel Dono, vice-presidente sênior de soluções empresariais, lidero a estratégia de vendas e a execução de nossas soluções de recrutamento terceirizado nos EUA e nossas vendas e operações na América Latina.
Seja um RPO, um MSP ou um projeto de recrutamento por volume, temos a experiência, a metodologia, a rede e a tecnologia para ajudar nossos clientes a criar sua melhor solução, sem limites ou complicações.
Tenho mais de 15 anos de experiência no setor de recrutamento, começando com um cargo de gerência na Argentina, depois indo para a Colômbia como diretor e para o México. Antes disso, trabalhei no setor bancário e adquiri habilidades analíticas e conhecimento financeiro. Sou apaixonado por conectar pessoas a empresas e criar valor para ambas as partes.