A importância de promover a diversidade nos negócios
10 min | Hays | Artigo | Responsabilidade Social Corporativa
Falar sobre diversidade nas empresas tem se tornado uma ação cada vez mais comum. A desigualdade social é uma realidade muito presente no ambiente empresarial e, por isso, é importante falar sobre ela.
Muitas organizações já têm uma estratégia estabelecida com iniciativas e parcerias para a inclusão de minorias, enquanto outras ainda precisam se adaptar a essa realidade.
Pode-se considerar como grupos minoritários os indígenas, as mulheres, os negros, os portadores de necessidades especiais, a comunidade LGBTQIA+, os refugiados e até mesmo os idosos. É importante promover ações que incluam esses grupos nas mais variadas posições, a fim de quebrar o paradigma que vemos hoje.
Uma pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que a maioria das empresas gostaria de promover a diversidade entre seus funcionários. No entanto, elas ainda não fizeram a inclusão de negros, pessoas com deficiência, refugiados, ex-presidiários e pessoas com mais de 50 anos.
Ou seja, 87% dos entrevistados querem que a inclusão aconteça em suas organizações, mas apenas 60% afirmam ter um programa de inclusão em desenvolvimento
Para ser uma empresa inovadora, é necessário dar oportunidade a todos os tipos de profissionais, independentemente de cor, gênero, idade ou classe social.
Ao longo deste artigo, analisaremos a importância de promover a diversidade nos negócios e como fazer isso de forma eficaz.
O que é diversidade nos negócios?
Para começar a falar sobre o conceito, é necessário entender que a diversidade é uma realidade mais próxima do que imaginamos e que envolve muito mais do que a contratação de pessoas com deficiência (PWD).
A diversidade está envolvida em um conjunto de características que tornam as pessoas únicas e singulares, representadas seja por sua religião, orientação sexual, cultura, etnia, origem, idade, história de vida e capacidade física.
Muitos gerentes acabam resumindo a diversidade ao fato de os funcionários com as características acima aderirem às suas políticas, o que é um erro.
Para que uma organização estabeleça um ambiente corporativo diverso, é necessário institucionalizar a pluralidade do capital humano, desde a definição do número de vagas para pessoas com deficiência até o reconhecimento de datas importantes como a visibilidade LGBTQIA+ e a consciência negra.
A diversidade nos negócios pode ser definida como o ato de promover e reconhecer que os grupos minoritários têm competência para ocupar os mais diversos cargos, assim como todas as pessoas.
Qual é a importância da diversidade nos negócios?
A diversidade traz muitos benefícios para a sociedade e para a empresa.
Além de incluir pessoas de grupos minoritários e dar-lhes a oportunidade de entrar no mundo dos negócios, as empresas também se beneficiam ao promover a troca de experiências entre os funcionários, o que resulta em um ambiente saudável e positivo.
Outro ponto importante sobre a inclusão da diversidade nos negócios é que, quanto mais diversificada for a organização, mais valor ela adquire na sociedade. Isso pode resultar em serviços ou produtos de maior valor agregado, além de promover novas ideias.
Quando uma organização começa a dar mais importância à diversidade, maior é sua compreensão da prática do respeito e da valorização das diferenças.
Ao tornar o conceito de diversidade parte da cultura da empresa, ela pode enriquecer as ideias para ajudar nos processos de planejamento e tomada de decisões.
Principais desafios da diversidade nas empresas
Ainda hoje enfrentamos vários desafios para promover a diversidade nas empresas.
São problemas que envolvem a inserção de profissionais pertencentes a grupos minoritários tanto em cargos de liderança quanto em termos de equiparação salarial.
A Lei nº 8.213 de 1991, mais conhecida como Lei de Cotas, obriga as empresas com mais de 100 funcionários a preencher de 2% a 5% de suas vagas com pessoas com deficiência ou reabilitadas.
No entanto, proporcionar um ambiente diversificado não se resume apenas ao cumprimento estrito da lei. Uma empresa só é valorizada quando valoriza as pessoas.
As pessoas estão expondo cada vez mais seu ambiente corporativo, o que leva a uma série de questões que precisam ser abordadas o mais rápido possível. Entre elas estão a diversidade e a inclusão.
Como promover a diversidade nas empresas?
Como qualquer projeto dentro de uma empresa, a promoção da diversidade e da inclusão requer planejamento e implementação. Ter uma visão de longo prazo e monitorar de perto cada etapa pode levar a resultados positivos tanto para a empresa quanto para a sociedade.
Para saber como promover a diversidade em sua empresa, continue lendo.
Crie uma política de diversidade
Para ter um ambiente livre de preconceitos, é necessário desenvolver uma política de diversidade na empresa, que é considerada um requisito básico.
É muito importante incorporar os requisitos fundamentais de inclusão e você pode fazer isso por meio de:
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Revisão do idioma
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Ações de inclusão
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Aumento da conscientização
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Promoção de eventos multiculturais.
Essas e muitas outras ações podem ser implementadas para criar um ambiente cada vez mais diversificado e inclusivo.
Defina suas metas de diversidade
As metas de diversidade envolvem a estruturação de seu plano de carreira com uma estrutura de cargos e salários de acordo com padrões previamente definidos pela empresa.
Pode levar algum tempo para estabelecer esses indicadores, mas é uma ação necessária.
Por exemplo, você pode definir 3% das vagas em sua organização para indígenas, que hoje têm grande presença nas universidades.
Cada vez mais, a capacitação de pessoas pertencentes a grupos minoritários está se tornando mais comum. Em outras palavras, não é necessário deixar de lado as habilidades para que essas pessoas façam parte de sua força de trabalho.
Investir em comunicação interna
A comunicação interna pode ser uma grande aliada na promoção de um ambiente diversificado e inclusivo.
O apoio à diversidade não deve fazer parte apenas dos valores da empresa, mas também dos funcionários. Portanto, o trabalho de comunicação dentro da empresa deve valorizar o respeito às diferenças.
Para construir um ambiente de negócios mais inclusivo e que reflita a preocupação com o combate ao preconceito, é necessário envolver os funcionários para que eles se tornem porta-vozes dessa iniciativa.
Criar políticas de recrutamento
Os processos de recrutamento e seleção podem envolver várias etapas. Atualmente, existem técnicas e metodologias para torná-lo mais justo e equânime, considerando aspectos mais profissionais do que aqueles relacionados à imagem do candidato.
Um exemplo é o recrutamento digital de novos funcionários. Nesse caso, a seleção de currículos e a avaliação de competências são realizadas via web, deixando a apresentação formal entre recrutador e candidato para as últimas etapas.
Há também um processo de seleção às cegas para atrair novos talentos com base em critérios de diversidade estabelecidos.
Outra forma muito interessante e comum é terceirizar uma agência de recrutamento de candidatos que aplique o conceito de diversidade e também deixar as apresentações para o final.
Em outras palavras, há várias formas de recrutamento baseado em competências disponíveis. Agora precisamos começar.
Sua empresa está pronta para a diversidade?
Como vimos ao longo do texto, muitas organizações ainda precisam entender a importância de promover a diversidade no ambiente corporativo.
Por mais que o número de profissionais qualificados de minorias esteja crescendo, ainda temos um longo caminho a percorrer.
Cada vez mais funcionários estão preocupados e interessados em fazer parte da mudança, o que é muito bom. No entanto, o primeiro passo deve vir dos gerentes.
Como vimos anteriormente, o planejamento é o primeiro passo para tornar a diversidade uma realidade. Em outras palavras, é essencial estruturar processos, definir objetivos e estabelecer metas. Assim, as chances de sucesso são grandes e cada vez mais compensadoras.
A diversidade nas empresas é uma questão urgente que precisa ser colocada em pauta a todo momento, independentemente do tamanho da empresa. Uma empresa inovadora também pensa em acompanhar o mercado e todos os seus problemas, incluindo principalmente o capital humano.