Dominando a arte das cartas de apresentação: incluindo o modelo da Hays
4 min | Hays | Artigo | Desenvolvimento de carreira
Enviar uma carta de apresentação junto com seu currículo pode melhorar suas chances de chamar a atenção do recrutador.
É importante que a carta de apresentação seja bem escrita, direta, cativante e personalizada para cada aplicação. Dedique tempo para pesquisar sobre a empresa, compreender os requisitos da vaga e ajustar sua carta para atendê-los. Esta é sua chance de fazer uma excelente primeira impressão e potencializar suas possibilidades de ser chamado para uma entrevista!
AQUI ESTÃO ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ ELABORAR A SUA:
1. Pesquise antes de começar a escrever:
Você deveria ter feito isso ao elaborar seu currículo, mas ainda terá mais oportunidades para alinhar suas experiências ao setor, cultura e valores da empresa contratante.
2. Personalize-o:
Não basta copiar e colar sua carta de apresentação em todas as candidaturas, fazendo apenas pequenas alterações. É importante investir tempo para redigir uma carta única para cada ocasião, pois é notável quando apenas algumas palavras são modificadas na mesma carta que é enviada para diferentes destinatários.
3. Comece com uma introdução forte para fisgar o recrutador:
A primeira frase chamará a atenção do leitor ou a perderá. Conte instantaneamente sua história e comunique como você é a solução para os problemas do gerente de contratação, em vez do genérico “Estou me candidatando para a função de XXX”.
4. Mencione se você se deparou com essa oportunidade por meio de um amigo ou de uma conexão dentro da organização:
É possível que a vaga tenha sido sugerida a você porque viram que você se adequava bem ao cargo, ou porque você já teve contato como estagiário ou funcionário de um dos fornecedores ou concorrentes da empresa.