Como reter talentos em um mundo pós-pandemia
6 min | Hays | Artigo | Pessoas & Cultura
A maneira de trabalhar mudou drasticamente e estas mudanças vieram para ficar. Mas o que isso significa para funcionários e empregadores e qual o efeito na atração e retenção de talentos?
Pesquisamos milhares de empregadores e funcionários como parte de nossa Análise LATAM de Tendências e Salários 2022 e descobrimos que nos próximos 12 meses, 58% dos entrevistados esperam aumentar o número de funcionários permanentes e 36% querem aumentar o número de contratações temporárias.
Porém, o relatório também revelou que grande parte dos profissionais (86%) planejam mudar de emprego no mesmo período em busca de crescimento profissional, horários flexíveis e oportunidades remotas.
No artigo de hoje, examinaremos exatamente o que isso significa para empregadores e profissionais e o que você pode fazer para aumentar suas chances de fazer ótimas contratações durante esse período de vagas recordes.
Pense fora da caixa: qualificação e requalificação
Atualmente, muitos empregadores têm enfrentado uma luta árdua para atrair os talentos certos e afastá-los de suas funções atuais. Então, o que pode ser feito para resolver isso?
Em primeiro lugar, os empregadores devem considerar priorizar a qualificação e requalificação do pessoal existente.
Nossos dados mostram que 36% dos funcionários que consideram mudar de emprego, gostariam de oportunidades de crescer profissionalmente. Contudo, apenas 38% dos empregadores promovem avanços na carreira de seus funcionários através de treinamento de equipe e oportunidades educacionais.
Então, ao considerar como você vai preencher as vagas, por que não considerar a qualificação dos funcionários existentes ou considerar a contratação de novos recrutas que podem não preencher todos os requisitos?
Muitas habilidades podem ser ensinadas e aprendidas durante o trabalho e ter uma mente aberta para quais habilidades ou experiências são realmente essenciais pode ser um divisor de águas para os gerentes de contratação. Isso é especialmente relevante para aqueles que procuram profissionais da área de tecnologia, pois certas habilidades são incrivelmente específicas e difíceis de encontrar, limitando ainda mais o conjunto de talentos nesse clima complicado.
Se você ampliar um pouco a rede, poderá trazer a bordo um indivíduo altamente engajado e dinâmico que pode adquirir habilidades muito rapidamente - algo que vimos muitas empresas fazerem com sucesso nos últimos meses.
Outra dica é considerar simplificar os processos de contratação.
Processos seletivos com muitas etapas, podem acabar gerando desinteresse ou desistência de muitos candidatos que poderiam ser o ideal para o seu negócio.
Um recrutamento simples, que explique os requisitos e habilidades exigidas, bem como a cultura da empresa e os benefícios oferecidos, é ideal para atrair e reter a atenção do potencial talento logo no primeiro contato.
Vale considerar também oportunidades remotas ou com horários flexíveis. Nossos dados revelam que os modelos híbridos de escritório/trabalho em casa serão tendência para o futuro, registrando 51% dos votos.
Flexibilidade é o foco: trabalho remoto e híbrido
O padrão tradicional de trabalho no escritório, das 9 às 18 horas, pode ter sido uma norma, mas depois de trabalhar em casa por tanto tempo, muitos funcionários esperam um grau de flexibilidade.
De acordo com nosso Guia Salarial,dos 86% dos profissionais que estão considerando uma mudança de carreira no próximo ano, 58% planejam encontrar uma função que ofereça trabalho remoto ou híbrido. Dessa forma, os empregadores que não oferecem opções de trabalho híbrido correm o risco de não apenas perder funcionários, mas também de não atrair tantas novas contratações.
Os empregadores também devem considerar se alguma de suas vagas pode ser realizada remotamente. Essa possibilidade fornece não somente acesso a um conjunto de talentos mais amplo que não é limitado pela localização, mas também abre oportunidades para aqueles com responsabilidades de cuidado, aqueles que podem ter problemas de acessibilidade ou pessoas com neurodivergências que podem preferir trabalhar em um ambiente remoto .
O quadro geral: Cultura transparente e valorização do empregado
Embora salário e benefícios continuem sendo importantes para os profissionais, nossas descobertas mostram que as pessoas são cada vez mais atraídas por funções que oferecem um bom equilíbrio entre vida profissional e por organizações que valorizem seus empregados.
Companheiros de trabalho e um líder direto, que estejam presentes e ofereçam suporte quando necessário também são esperados.
Muitas empresas entrevistadas já estão começando a perceber a necessidade de adaptar sua cultura e estratégias para reter talentos e já começaram a pôr algumas mudanças em prática, através de uma comunicação aberta e transparente entre os empregados (49%); melhores benefícios e possibilidade de horários flexíveis (41%) e maior reconhecimento dos empregados (39%).