Essas são as soft skills essenciais para brilhar na entrevista
8 min | Hays | Artigo | Dicas para entrevista
A melhor maneira de ser bem sucedido em uma entrevista de emprego é se preparar bem para ela. Na teoria, este conselho pode parecer muito óbvio, mas, na prática, não é. Além do conhecimento técnico, é muito importante que candidatos se atentem às soft skills para conseguir se destacar durante uma entrevista de emprego.
Muitos candidatos entram na entrevista sem saber muito sobre a empresa, seus problemas, a vaga em si ou o setor. É muito importante ter em mente que a empresa está em busca de um profissional para solucionar um problema. Caso contrário, a empresa não estaria procurando por alguém.
Diante dessa realidade, seguir alguns passos é fundamental para se destacar da concorrência e chamar atenção do recrutador durante sua entrevista de emprego.
Soft skills essenciais para se destacar em uma entrevista de emprego
Logo abaixo listamos as soft skills essenciais para você conseguir se destacar ao máximo em uma entrevista de emprego. O objetivo dessas dicas é te ajuda a obter sucesso no seu objetivo!
Esteja familiarizado com a empresa
Conheça a empresa pela qual você se candidatou. Encontre o máximo de informações possíveis sobre o cargo, a empresa e suas necessidades, para que você possa mostrar que seu histórico atende a essas necessidades. Você também pode coletar informações lendo o site da empresa e procurando artigos que possam aparecer na internet.
Tenha autoconhecimento
Conheça a si mesmo. Reveja mentalmente suas soft skills e competências técnicas que são relevantes para a vaga e ajudarão a empresa. Pense no valor que você pode agregar ao cargo e à empresa.
Conheça suas experiências profissionais
Revise mentalmente suas realizações e esteja preparado para descrever sua experiência de trabalho em detalhes.
Outra dica é coletar cartas de referência e amostras de seu trabalho para apresentar ao entrevistador como prova de seus sucessos.
Além disso, pratique descrever sua experiência do ponto de vista de suas responsabilidades e realizações em cada trabalho.
Treine as perguntas em casa
Conheça as perguntas que os recrutadores provavelmente te farão durante a entrevista. Eles quase certamente perguntarão a você: “Me fale um pouco sobre você”. Pense nessa questão do ponto de vista do gestor. Pergunte a si mesmo: "Se eu estivesse procurando alguém para essa posição, o que eu gostaria de saber?" Responda a essas perguntas.
Você também deve estar preparado para perguntas difíceis. Pense nas piores perguntas que poderiam ser feitas sobre sua experiência e habilidades e prepare respostas positivas.
Prepare perguntas para si mesmo
Os empregadores se preocupam tanto com suas perguntas quanto com suas respostas. E eles responderão favoravelmente se você fizer perguntas inteligentes sobre o cargo, a empresa e o setor.
São exemplos: Onde esta posição se encaixa na empresa como um todo? Há algum problema na empresa relacionado a não atingir/atingir metas, etc.? Qual é o principal problema que seus funcionários estão enfrentando agora?
Simule a entrevista completa
Visualize a entrevista completa, do início ao fim. Imagine-se fazendo isso com estilo e confiança.
Como vai terminar a entrevista? Você vai conseguir uma entrevista ou eles vão te ligar de volta para uma segunda entrevista?
Primeiras impressões são fundamentais durante uma entrevista
O resultado de uma entrevista depende muito da impressão que você causará nos primeiros 5 minutos. Saber como se comportar em uma entrevista de emprego é fundamental.
Para ter sucesso, você deve parecer profissional, competente e mostrar entusiasmo. Lembre-se: seu objetivo é convencer o entrevistador de que você pode ser um grande trunfo para a empresa. Por isso, preste atenção quanto a:
Pontualidade
Faça o que for preciso para chegar alguns minutos mais cedo na entrevista. Se necessário, dirija-se à empresa na noite anterior e reserve um tempo até a entrevista. Dê tempo suficiente para evitar tráfego ocasional, encontrar estacionamento ou elevadores lentos.
Vestimenta
A maneira como você se veste deve ser apropriada para a posição que você está procurando. Evite roupas curtas, muito brilhosas, com decote ou rasgadas - como alguns jeans.
Detalhes e acessórios
Cabelos e unhas limpas são essenciais. O cabelo deve ser penteado com moderação. Evite maquiagem, jóias e perfumes ou colônias em excesso.
Cumprimento
Apertar as mãos com firmeza é apropriado e mostra confiança. Sempre mantenha seu olhar quando você apertar as mãos.
Linguagem corporal
Envie a mensagem certa mantendo uma postura reta, movendo-se com confiança e sentando-se ligeiramente para a frente em sua cadeira.
Gerencie a entrevista
É aconselhável ter seu próprio esboço da entrevista e saber para onde o entrevistador está indo. Isso lhe dá segurança e ajuda você a mudar de uma área de pergunta para outra com facilidade.
Lembre-se disso: a maioria dos entrevistadores se sente tão desconfortável quanto você. Eles simplesmente querem preencher essa posição o mais rápido possível.
Se você puder ajudar o entrevistador a torná-lo mais agradável, agilizando a entrevista, suas chances de ser contratado certamente aumentarão.
Lembre-se do seguinte:
Entusiasmo e contato visual
Mostre seu entusiasmo mantendo contato visual e mantendo uma expressão de interesse.
Acene e gesticule com moderação; muito movimento cultural pode distrair e até mesmo perturbar a capacidade de ouvir do entrevistador.
Ouça com atenção e faça perguntas que vão além e mostrem que você entende o que o entrevistador está dizendo. Muitos entrevistadores ficam positivamente surpresos com uma pergunta como: “Como posso ajudá-lo a resolver o problema que você acabou de me descrever?”
Comunicação
Bom uso da gramática e boa articulação são essenciais. Se esta é uma área que não é seu forte, você deve trabalhar nisso. Pratique com sua família, pratique com o espelho, grave sua voz, dê aulas – faça o que for preciso para se tornar um melhor comunicador.
Evite comentários negativos sobre seu emprego anterior ou seus chefes
Nunca comente sobre eles. Você deve ser muito diplomático. Não importa se o seu trabalho foi horrível, com certeza há algo de bom que você aprendeu com essa experiência. Dê mais importância ao positivo e continue sorrindo.
Acompanhamento
Este passo é crucial e muitas vezes esquecido. Ao final de cada entrevista, agradeça a todos pelo tempo que dedicaram a você.
Quando estiver fora da entrevista, ligue para seu consultor para fornecer seus próprios comentários sobre a entrevista. Fique atento aos sinais que sua entrevista foi um sucesso. Um bom feedback pode ajudar seu consultor a garantir uma segunda entrevista ou a própria oferta de emprego.