Cibersegurança: como escrever um CV de sucesso 

8 min | Daniel Smith | Artigo | Procura de emprego

Homem sorridente escrevendo seu currículo

À medida que a transformação digital continua a acelerar, as organizações procuram pessoas que possam manter os seus dados e sistemas seguros. A cibersegurança nunca foi tão importante como hoje em dia e é um requisito que não irá desaparecer tão cedo. Se você tiver as habilidades certas, a chave para conseguir as oportunidades certas é ter um ótimo CV em cibersegurança.

Se você estiver interessado em se candidatar a uma vaga em cibersegurança, aqui estão algumas dicas importantes para melhorar seu currículo. Você também pode pesquisar nossos empregos na área aqui.
O que incluir em seu CV de cibersegurança.

As especificidades da área de segurança muitas vezes exigem um CV pensado para este tipo de oportunidade. Por isso, vamos falar um pouco sobre as melhores práticas para elaborar um excelente CV de cibersegurança. Mesmo assim, vale frisar que muitas das dicas a seguir também são relevantes para quem procura um emprego em outras áreas. 

Layout

● CVs de uma página são um mito! Certifique-se de que o seu inclua todos os detalhes de seus empregos anteriores e atuais e as responsabilidades envolvidas, mesmo que o conteúdo acabe ficando em duas páginas;
● Se você incluir um resumo profissional (ou perfil profissional), seja breve. Forneça uma visão geral de alto nível de sua experiência em cibersegurança.

Trajetória profissional

● Neste campo, escreva sobre suas principais habilidades voltadas para a área de cibersegurança, deixando claro quais funções anteriores exigiam que você as usasse;
● Em tópicos claros e concisos, discuta projetos anteriores e explique com o que você contribuiu de maneira individual. Use verbos de ação como “alcançar”, “construir”, “entregar”, “executar” ou “otimizar”; 
● Se você tem experiência em posições de liderança, mencione o tamanho da equipe e suas atividades específicas como gestor. Use palavras como “liderar” ou “criar” para causar impacto.
Outras habilidades e experiências 
● Um resumo de habilidades técnicas voltadas para a área de segurança cibernética é essencial em um CV que está sendo enviado para uma vaga no setor. Inclua apenas ferramentas que você tenha experiência prática e que se sentiria confortável em responder a perguntas em uma entrevista. Se for algo em que você nunca trabalhou, não mencione.
● Sempre inclua detalhes completos de sua formação e quaisquer certificações ativas em cibersegurança. Você também pode adicionar certificações nas quais está trabalhando ativamente, por exemplo: “Certificação OSCP – Conclusão até (data)”.
● Liste os sites e blogs nos quais você contribui, bem como as conferências das quais participou.

O que fazer se você tiver pouca experiência

É claro que alguns dos pontos acima não serão aplicáveis se você estiver em uma posição júnior ou estiver procurando seu primeiro emprego na área de cibersegurança. Não se desespere! Há maneiras de demonstrar sua aptidão, mesmo que você não tenha demonstrado que possui habilidades específicas da área ou sem ter necessariamente experiência anterior no setor: 

● Inclua projetos de cibersegurança pessoais nos quais você trabalhou;
● Mencione quaisquer conferências das quais você participou ou associações relevantes das quais é filiado (ex: ISACA, dentre outros);
● Liste as ferramentas com as quais você trabalhou e que são pedidas na vaga de emprego. Também é uma boa ideia mencionar sobre suas experiências anteriores em que você aprendeu a usar uma nova ferramenta sem nenhum conhecimento prévio, pois isso mostra que você também tem capacidade de se desenvolver nesta posição.

O que evitar ao escrever seu CV de cibersegurança

Embora tenhamos mencionado acima que um currículo de uma página é um mito, isso não significa que você deva adicionar coisas só por adicionar. Aqui estão algumas coisas a serem observadas:

● Evite frases como “bom comunicador”, “gosta de trabalhar em equipe” etc. Em vez disso, demonstre suas habilidades de comunicação ao listar suas responsabilidades e conquistas anteriores usando verbos de ação como “influenciar”, “aconselhar” ou “negociar”;
● Não inclua certificações inativas ou diplomas parcialmente concluídos, a menos que você ainda esteja trabalhando nisso e tenha uma data prevista para a conclusão;
● Ignore quaisquer hobbies ou interesses pessoais, a menos que sejam relevantes para a área de cibersegurança ou voltados para tecnologia de forma mais ampla.

Os experts da Hays estão prontos para acompanhar você durante a sua jornada profissional, hoje e amanhã, para que você explore todo o seu potencial. Com o acompanhamento dos nossos especialistas, você estará bem preparado para tomar decisões estratégicas e alavancar sua carreira. Fale conosco hoje mesmo. 
Siga também nossa página no Linkedin para ficar sabendo de todas as novidades no mundo do trabalho e da área de tecnologia.
 

Sobre o autor

Este material foi adaptado de um artigo da Hays escrito por Daniel Smith.

articleId- 63698899, groupId- 63221