Como otimizar seu CV para algoritmos
9 min | Diana Ríos | Artigo | Procura de emprego
Com os avanços tecnológicos reduzindo o tempo necessário para analisar currículos, não é de se surpreender que os algoritmos sejam amplamente utilizados para otimizar o processo de contratação. Afinal, um anúncio de emprego pode receber centenas de respostas, muitas das quais podem não ser adequadas, mas todas precisam ser analisadas para identificar os candidatos qualificados.
Com a ajuda da inteligência artificial (IA) e de algoritmos de aprendizado de máquina automatizados, esse processo demorado pode ser concluído em segundos, permitindo que recrutadores e gestores de contratação ofereçam um atendimento mais personalizado e interajam com profissionais qualificados e experientes.
Caso você esteja procurando uma nova oportunidade de trabalho confira as nossas vagas abertas.
Inclua habilidades interpessoais no seu currículo
Uma das maneiras de otimizar seu CV para algoritmos é a inclusão de habilidades interpessoais. Não se esqueça de incorporar palavras-chave relacionadas às habilidades interpessoais exigidas para a vaga, como “comunicar”, “adaptar”, “organizar”, “gestão de tempo” ou “profissionalismo”. Destaque essas habilidades para evidenciar suas “habilidades com pessoas”. Incluir habilidades interpessoais é uma ótima forma de descrever suas realizações no currículo e no perfil do LinkedIn.
Por exemplo: “Usei minhas habilidades de gestão de tempo para planejar com sucesso uma conferência anual, com um orçamento restrito e em um curto prazo.”
Exemplos de tipos de habilidades interpessoais:
- Comunicação
- Flexibilidade
- Gestão de tempo
- Motivação
- Resolução de problemas
- Ética no trabalho
Certifique-se de associar palavras-chave a provas de que você realizou bem os trabalhos anteriores. Um truque simples é combinar um verbo de ação com uma palavra-chave. Por exemplo, em vez de escrever que você “sempre atingiu suas metas”, experimente “Superei as metas em 20% no 1º trimestre e 18% em relação ao ano anterior.”
Crie um perfil forte no LinkedIn
Uma outra excelente forma de otimizar seu currículo para algoritmos é criar um perfil sólido no LinkedIn. Muitas pessoas deixam o campo de resumo em branco, mas você deve usar o espaço completo para destacar seus sucessos, habilidades e valor. E claro, utilize palavras-chave adequadas aqui também.
Evite também títulos de cargos incomuns. Mesmo que seu título oficial seja pouco convencional, use um título padrão da indústria no seu currículo e no perfil online, para que seja reconhecível pelos algoritmos. Além disso, garanta que seu currículo esteja no formato aceito, evitando estilos alternativos, para que os algoritmos possam identificá-lo e impedir que sua candidatura vá imediatamente para a pilha de “não”.
O recrutamento sempre será um negócio focado em pessoas. No centro desse processo estão relações de confiança, o que significa que o valor do toque humano é insubstituível. Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos, como algoritmos inteligentes, estão melhorando certos aspectos do processo. O recrutamento está evoluindo, e com essas dicas, você poderá evoluir junto com ele. Ao otimizar seu CV para algoritmos você está garantindo que o mais importante se destaque: você!
Os profissionais da Hays estão prontos para acompanhar você e sua empresa hoje e amanhã. Entre em contato com nossos especialistas hoje mesmo.
Siga também nossa página no LinkedIn para ficar sabendo de todas as novidades no mundo do trabalho.
Sobre o autor
Diana Ríos Salamanca, Diretora da Unidade de Negócios de Especialistas, lidera a estratégia de vendas e a execução de processos de seleção especializados na Colômbia. Com formação em Psicologia e especialização em Gestão Estratégica, ela tem mais de 15 anos de experiência no mundo da consultoria. Durante sua carreira, ela participou ativamente da transformação de empresas e forneceu soluções nas áreas de Recursos Humanos, seleção, avaliação, treinamento e coaching.
Diana e sua equipe de consultores especializados em diversas áreas oferecem suporte personalizado em todas as etapas do processo. O que é um diferencial da Hays é nosso conhecimento em larga escala, nossa profunda compreensão e nossa capacidade de inovar de forma significativa para o benefício de nossos clientes.